Seus ativos de hardware e software são investimentos importantes e devem ser gerenciados como tal. O SAM ajuda você a controlar custos e otimizar esses investimentos à medida que sua organização cresce e evolui.

Por que você deve implementar um plano de Gerenciamento de Ativos de Software (SAM) em sua empresa? Considere as seguintes razões conforme avalia suas necessidades e determina como um programa de SAM pode ajustar-se à sua organização.

 

10 razões para implementar o SAM agora

Aumente a segurança financeira

As complexidades do gerenciamento de ativos de software em uma organização dificultam o controle de custos e podem deixá-lo sentindo-se financeiramente vulnerável. A implementação de um bom plano de SAM controla seus custos com padronização ao longo do ciclo de vida dos softwares. Você pode, assim, obter as informações necessárias para escolher os programas de licenciamento mais eficazes em termos de custo, proporcionar uma melhor previsão de TI para orçamentos e receber benefícios de impostos associados com a depreciação de softwares.

Descontos por volume

O SAM pode ajudá-lo a economizar quando comprar suas licenças, melhorar as relações com seus revendedores de software e lhe dar uma vantagem em negociações futuras. Esses e outros benefícios são possíveis porque um plano de SAM totalmente implementado fornece uma melhor compreensão de quais tipos de licenças — e quantas — sua empresa comprou e implantou, e quais licenças vocês estão realmente usando e, portanto, precisam. Você prefere comprar por computador ou poder economizar através do licenciamento por volume? Seu plano de SAM lhe dará o insight para ajudá-lo a tomar decisões eficientes para as necessidades particulares de sua organização.

Maior controle de responsabilidades

Um bom plano de SAM ajuda você a evitar penalidades financeiras e custos legais ao assegurar que suas licenças estejam em conformidade e ajuda a impedir qualquer prejuízo potencial à sua reputação que poderiam advir de uma ação judicial. O SAM também pode ajudá-lo a alcançar conformidade com regulamentações governamentais que exigem padrões rigorosos de governança e controles de TI.

Boa governança corporativa

A governança corporativa eficaz começa com dois passos básicos: identificar os riscos para sua empresa e controlar e atenuá-los antes que tenham impacto. O SAM pode ajudá-lo a identificar os riscos de negócios e conformidade associados com o gerenciamento de software (ou a falta deste) e estabelecer um conjunto de práticas recomendadas bem definidas que ajudem a assegurar um gerenciamento uniforme desses ativos em toda a sua organização.

Maior satisfação dos funcionários

Um bom plano de SAM fornece aos seus funcionários as ferramentas certas de que precisam para trabalhar. Softwares e sistemas de TI que funcionam como devem funcionar não apenas são mais eficientes, como também promovem maior motivação dos funcionários.

Operações mais suaves

Sua organização inteira funciona melhor com SAM. Inicialmente, ao fornecer melhores processos de automação e padronização para ajudar a reduzir a complexidade, o SAM otimiza seus recursos de software e de TI e permite que você se concentre em administrar seus negócios. Você também tem mais paz de espírito ao garantir que seus softwares são originais e estão em conformidade. Isso proporciona uma camada extra de segurança e eficiência para seus sistemas de TI e a empresa em geral.

Reduza/elimine desperdícios e redundância

Aplicativos sobrepostos, não integrados e ultrapassados são simplesmente difíceis de gerenciar. O SAM dá as informações de que você precisa para fazer o melhor uso de seus ativos de software e para pagar apenas pelo que utiliza. Uma reconciliação completa e constante pode revelar sobreposição de softwares, assim como softwares que você não usa mais e pode desativar, mas ainda mantém. O SAM, portanto, permite a você reduzir/eliminar planos de manutenção e pagamentos adicionais de softwares que não usa mais. *Sempre verifique seus contratos de licença antes de transferir softwares. Certos contratos podem limitar a transferência ou reimplantação de softwares.

Melhor posição no mercado

O SAM pode ajudar sua empresa a obter a vantagem competitiva de que precisa no mercado. Licenciamento atualizado e uma biblioteca de mídia documentada e abrangente podem resultar em processos mais rápidos e fáceis e funcionalidade de software dinamizada em toda a organização, em atividades cotidianas e em épocas de fusões e aquisições.

Maior valor de negócios a longo prazo

Implementar o SAM pode aumentar a agilidade de sua organização e aumentar seu valor futuro ao assegurar que você faça um uso estratégico de recursos em épocas de mudança das condições de negócios. Com práticas de SAM uniformes e efetivas em vigor, sua empresa fica mais eficiente e pode responder rapidamente às condições e oportunidades do mercado. Seguir as práticas recomendadas de seu plano de SAM resulta em melhores informações para tomada de decisões e um nível mais alto de excelência operacional, em última análise gerando valor de negócios a longo prazo.

Flexibilidade para o futuro

O SAM proporciona a você uma melhor percepção de suas necessidades futuras de software e proporciona uma fundação escalável para o crescimento. Em vez de comprar todos os softwares e atualizações mais recentes disponíveis, você poderá decidir exatamente quais e quando softwares são necessários. Com o SAM, você pode planejar suas necessidades futuras agora.

O que é SAM?

O Gerenciamento de Ativos de Software (SAM) é um conjunto de práticas de TI comprovadas que reúne pessoas, processos e tecnologia para controlar e otimizar o uso de software em uma organização. O SAM pode ajudar você a controlar custos e a gerenciar riscos de negócios e legais, otimizar investimentos em licenças de software e expandir seus sistemas de TI para acomodar as necessidades crescentes de sua organização.

Conquiste uma posição financeira mais saudável

O SAM pode ajudar você a controlar tanto os custos monetários “concretos” do software como os custos “abstratos” do gerenciamento do TI. Ele ajuda a assegurar que você tenha os melhores programas de licenciamento para as necessidades específicas de sua organização e as previsões e orçamentos de TI mais eficientes. Ele pode ajudar você a centralizar seu rastreamento de ativos de TI e softwares, automatizar processos manuais para maior eficiência, preparar-se para atualizações de tecnologia e reduzir custos de suporte.

O SAM também pode ajudá-lo a controlar riscos de negócios e legais frequentemente relacionados com a implantação de softwares impróprios. Use o SAM para identificar vulnerabilidades de segurança e acompanhar as últimas atualizações de software, assim como alcançar conformidade com padrões e regulamentações de governo.

Faça mais com o que já tem

Com o SAM, você pode tirar o máximo de seus investimentos em software ao reduzir a redundância, padronizar processos e dar a seus funcionários as ferramentas de que precisam. O SAM pode ajudá-lo a implementar práticas de negócios recomendadas e otimizar ativos de software no TI, permitindo-lhe pagar apenas pelos softwares que usar. O SAM o ajuda a otimizar recursos de TI através da padronização de processos, melhoria da automação e definição de procedimentos para aumentar a eficiência e agilidade de seus funcionários.

Lance uma fundação escalável para o crescimento dos negócios

À medida que as necessidades de sua empresa aumentam, você precisa de uma infraestrutura de TI que possa acompanhar esse crescimento. O modelo de otimização do SAM fornece uma base sólida e escalável para o crescimento dos negócios. Um plano de SAM totalmente implementado cria eficiências que permitem a você adaptar-se rapidamente a oportunidades de mercado, planejar para necessidades futuras de software e envolver-se em melhores práticas de TI e negócios que geram valor. Em seu nível mais alto, o SAM ajuda organizações a tornar-se mais ágeis ao fazerem melhor uso de recursos, até mesmo em meio a mudanças das condições de negócios.

Benefícios do SAM

O SAM elimina desperdício, sobreposição e compras em duplicidade em toda a sua organização. Ao otimizar seus ativos de software e dinamizar seus processos internos, o SAM pode ajudá-lo a poupar tempo e dinheiro, melhorar o fluxo de trabalho e aumentar sua competitividade à medida que sua empresa cresce em tamanho e maturidade.

Alguns dos benefícios do SAM são facilmente visíveis, como melhor controle sobre os pontos de preço de software e melhor manutenção de registros. Outros benefícios de longo prazo podem não ser imediatamente aparentes, mas se manifestam com o tempo.

Os benefícios podem incluir:

Economias de custo - Como reduzir custos e eliminar desperdícios

Baixe custos associados com a compra e manutenção de sua biblioteca de softwares e sistemas de TI. Ao beneficiar-se do poder de compra com fornecedores e fazer compras através de contratos de licenciamento de volume, muitos clientes podem cortar os custos de softwares que adquirem. Além disso, o custo geral de operação pode diminuir com o tempo à medida que sua organização se torna dinamizada e padronizada para otimizar solicitações de suporte técnico, desempenho de rede e eficiências gerais de software para os funcionários.

Gerenciamento de riscos - O SAM aumenta sua tranquilidade.

Um bom programa de SAM pode ajudar a controlar os riscos associados com procedimentos de licenciamento inapropriados. Você conhecerá sua situação com softwares e licenças, e terá maior tranquilidade sabendo que está usando produtos originais com todos os benefícios associados. Boas práticas de licenciamento ajudam você a minimizar os riscos e manter seus softwares — e a força de trabalho em geral — trabalhando como deveriam.

Vantagem do SAM - O SAM pode beneficiar toda a sua organização e gerar uma vantagem competitiva.

Mantenha-se à frente da concorrência através de operações dinamizadas e menor time to market. O SAM fornece informações confiáveis que você pode usar para monitorar e provisionar ativos para satisfazer requisitos de negócios futuros. Saber quais softwares você possui agora, onde eles podem ser mais bem usados e de quais softwares você precisará no futuro permite que você tome decisões estratégicas, táticas e operacionais mais bem informadas — o que proporciona um alicerce para o crescimento de sua empresa.

Boa governança - Como enfrentar as complexidades da conformidade com o governo

A conformidade com o governo não precisa ser uma tarefa assustadora. Entretanto, é melhor lidar com a conformidade de sua empresa com leis e regulamentações de forma metódica, por meio de análise e planejamento cuidadosos. A conformidade exige que cada organização avalie seus controles internos e demonstre eficiência através de relatórios fiscais apropriados.

O SAM pode ajudá-lo a alcançar e demonstrar conformidade com leis e regulamentações que exigem padrões rigorosos de governança e controles de TI. Com um plano de SAM totalmente implantado, sua empresa terá um registro completo e atualizado de todos os seus ativos e licenças de software, assim como processos internos dinamizados e cuidadosamente controlados.

Proteção contra desastres - O SAM fornece a confiança para enfrentar qualquer tempestade

Proteja os valiosos ativos de software de sua empresa no caso de adversidade imprevista. Um plano de SAM pode ajudar sua empresa a recuperar-se mais rapidamente de qualquer tipo de prejuízo, inclusive perda de dados de inventário, mídia de instalação e provas de propriedade. Com um bom plano de SAM em vigor, você terá um inventário totalmente atualizado e centralizado dos títulos e licenças de software de sua empresa — completo com backups externos de todos os seus registros e materiais importantes.

Está pronto para começar seu plano de SAM? A Marshalls pode ajudar.

A Marshalls Solutions possui profissionais capacitados para lhe ajudar em seu plano de SAM. Nós já desenvolvemos planos de SAM em diversas empresas e ajudamos a economizar em software, além de manter o ambiente em total compliance.